terça-feira, 31 de maio de 2016

Nova Andradina: Finova firma acordo internacional



O primeiro acordo de Cooperação Técnica Internacional da Finova (Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina) foi firmado nesta segunda-feira (30), em Barcelona, na Espanha. Assinado com a interveniência do prefeito Roberto Hashioka, e o presidente da XPCAT (Xarxa de Parcs Cientifics i Tecnologics de Catalunya), professor Josep M. Piquet, o acordo tem por objetivo a prospecção e elaboração conjunta de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação.
De acordo com o termo de cooperação, as atividades e os projetos serão relacionados ao Meio Ambiente, à Tecnologia da Informação e ao Agronegócio, no âmbito do Estado do Mato Grosso do Sul, com ênfase para a Região Leste, onde se situa Nova Andradina. “Os programas e projetos de cooperação técnica internacional geram benefícios em importantes setores como desenvolvimento social, gestão pública, meio ambiente e agricultura, o que nos permite elevar a Finova definitivamente ao patamar de uma instituição sólida e apta a desempenhar suas funções em nível superior de excelência”, ressalta o secretário municipal de Planejamento e Controle e diretor-presidente da Finova, Renato Pires.
Para Hashioka, a consumação do acordo representa um momento histórico para Nova Andradina, devido à importância do XPCAT como ente europeu de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Trata-se de um conjunto de 16 Parques Tecnológicos europeus, dentre os quais destaca-se o La Salle Technova de Barcelona, também conduzido pelo Prof. Piqué  e interlocutor da Finova”, reforça.
Segundo a Finova, espera-se que, através desse acordo, os projetos elaborados de forma conjunta entre as instituições possam ter acesso a fundos internacionais de financiamento da Ciência e da Tecnologia, em especial os fundos baseados em créditos de carbono, aplicáveis a projetos relacionados à preservação ambiental, dentro das metas estabelecidas nos acordos internacionais do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário