segunda-feira, 30 de maio de 2016

Rede Municipal de Ensino recebe capacitação sobre “Combate ao Trabalho Infantil”

 

Coordenada pela Semcias, atividade voltada à comunidade escolar propõe orientação sobre erradicação do trabalho infantil
 
A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, promoveu na última semana, a capacitação de professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino, sobre os riscos e prejuízos que crianças e adolescentes estão expostos ao realizarem atividade laboral em idade inadequada.
Segundo o técnico de Referência do Aepeti (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Carlos Augusto Simões, o objetivo é transpor as paredes das salas de aula, levando o debate sobre a erradicação do trabalho infantil para toda a comunidade escolar e a sociedade em geral, por meio da consciência crítica, social e moral.
“Os educadores são os profissionais que possuem as melhores condições de identificar os casos de trabalho infantil, pois na maioria das vezes, a atividade laboral precoce é a principal causa do baixo rendimento ou abandono escolar”, considera o profissional.
Para a Semcias, a iniciativa está focada no trabalho de prevenção e identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho. “Ao capacitar os profissionais da Rede de Educação, abordamos as consequências de tirar a oportunidade de crianças e adolescentes de estudarem, brincar, aprender e ter qualidade de vida”, ressalta a secretária Jozeli Chulli.
“Temos certeza de que esse trabalho conjunto entre as secretarias e com o apoio do Executivo Municipal, contribui para fortalecer as políticas públicas de erradicação do trabalho infantil, como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, ao garantir os direitos fundamentais das nossas crianças e adolescentes", observou a gestora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário