quinta-feira, 10 de julho de 2014

Pioneiros serão homenageados na 32ª Fejuna

A exemplo de edições anteriores, a Festa Julina de Nova Andradina irá homenagear dois pioneiros do município neste ano. O ato será realizado minutos antes da queima grande fogueira, que será acesa pelo médico José Papa e pela produtora rural Geny Martins Reinaldtt.

“Para homenagear todos aqueles que ajudaram a construir a história de Nova Andradina, prestaremos uma justa homenagem a estas duas importantes personalidades, que tem representado ao longo da história o esforço e a coragem de um grande povo”, ressaltou o prefeito Roberto Hashioka.

As homenagens estão programadas para este domingo (13). O médico José Papa e a pecuarista “tia Geny”, como é mais conhecida, irão acionar o dispositivo para a queima da fogueira. Logo em seguida será iniciada a apoteose pirotécnica, um dos momentos mais aguardados da 32ª edição da Fejuna.

         José Papa

Nascido em 19 de abril de 1941 na cidade de Avanhandava (SP), José Papa passou a infância e adolescência em Apucarana (PR). Em 1960, mudou-se para Curitiba, devido ao Serviço Militar Obrigatório. Já no ano de 1968, foi para o Rio Grande do Sul, para cursar Medicina pela Universidade Federal de Pelotas.

José Papa encerrou a graduação em 1973 e, no mesmo ano, se casou com Olívia Rios, com quem teve dois filhos: Ricardo Papa, hoje promotor de Justiça, e Marcela Papa, juíza de Direito. A família se mudou para Nova Andradina em 1979, época em que o profissional esteve à frente do então Hospital Cristo Rei.

Papa comandou a unidade até o ano de 1996 e, durante o período, se destacou pela inovação e bom atendimento, sobretudo nas especialidades de ginecologia e obstetrícia.  Com mais de 10 mil partos no currículo, o profissional deixou a obstetrícia em 31 de dezembro de 2006 e se dedica atualmente a medicina do trabalho.

          Tia Geny

Geny Martins Reinaldtt nasceu em 18 de julho de 1923 em uma área à época conhecida como Entre Rios, no município de Rio Brilhante. Um das pioneiras de Nova Andradina, é descendente de alemães e seus pais chegaram ao País de navio, no Estado de Santa Catarina.

“Tia Geny” foi casada por 30 anos com Romão Montt Serratt e sempre viveu na companhia dos irmãos Nilo Martins da Silveira (ex-vereador) e Érico Martins da Silveira (pecuarista), além dos sobrinhos e do tio Francisco de Assis Reinaldtt (também ex-vereador).

A pioneira passou a infância nas terras que compreendem a região de Nova Andradina e Bataguassu, que eram pertencentes à família. Geny é prima do ex-governador Wilson Barbosa Martins, do ex-deputado federal e ex-prefeito de Campo Grande, Plínio Barbosa Martins, e do ex-prefeito de Bataguassu, Enio Barbosa Martins.

A produtora dedicou toda vida a pecuária, na fazenda Batelão, e reside até hoje no Bairro São Bento, em Nova Andradina, de forma simples e humilde. Geny também é parceira da administração municipal e atua de forma efetiva com ações voluntárias em prol da igreja local e da Escola Municipal Machado de Assis, no Bairro Laranjal.

Além da homenagem aos dois pioneiros, queima da fogueira e show pirotécnico, o último dia da 32ª Festa Julina de Nova Andradina também contará com as apresentações musicais do prata da casa Flávio e Banda e da dupla George Henrique e Rodrigo, de Goiânia (GO). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário