quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Nova Andradina sedia Conferência de Políticas Públicas para Mulher


Com a participação dos municípios de Batayporã, Anaurilândia, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Bataguassu, Nova Andradina sediou nesta quarta-feira (19), a 3ª Conferência Regional de Políticas Públicas para Mulher. O evento teve como tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”.
Promovido pelos Conselhos dos Direitos das Mulheres, através das Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres, a Conferência teve como proposta o fortalecimento de políticas municipais e regionais. 

“Temos uma rede fortalecida de atendimento à mulher em Nova Andradina, graças ao empenho de cada um dos órgãos envolvidos, que são engajados e participativos em todas as nossas ações”, frisou a secretária de Políticas Públicas para Mulher, Jozeli Chulli.
Para a gestora, além de promover o debate, as conferências descentralizam e democratizam a discussão de políticas públicas. “Com a participação dos municípios que compõem a nossa regional estamos desenvolvendo iniciativas e seguindo um calendário que contempla várias ações com foco nas políticas públicas para a mulher”, pontuou.

Jozeli Chulli destacou ainda que a Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres de Nova Andradina, “é, sem dúvida, um instrumento público que concretiza a preocupação e o compromisso do município com as mulheres”. “O apoio do Governo Municipal através do prefeito Roberto Hashioka tem sido decisivo para desempenharmos um trabalho que reforça essa proteção às mulheres”, ressaltou.
Participante da Conferência, a primeira-dama e assessora especial da Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial e da Cidadania, Dione Hashioka, destacou o pioneirismo do município ao instituir, à época, a Coordenadoria da Mulher. “É um orgulho para Nova Andradina poder colher os frutos de um trabalho que está sendo desenvolvido há 10 anos com muita luta e determinação e com o objetivo de empoderar as mulheres, ampliar sua participação na política e fazer com que sejam protagonistas na construção de uma sociedade mais justa”, destacou.

Edna Chulli, primeira gestora da Coordenadoria Especial para as Mulheres, enfatizou as atividades desempenhadas pelos órgãos de proteção em Nova Andradina aos longo desses 10 anos. “Foram 10 anos de expansão e fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, o que posiciona Nova Andradina como referência estadual na área”, considerou.
Nas discussões da 3ª Conferência, as participantes reforçaram propostas e  acrescentaram novas sugestões que irão pautar a etapa regional. As diretrizes servirão de base para os níveis estadual e nacional. A conferência tem como eixos temáticos a contribuição dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades, avanços e desafios.
Também pautam os debates as estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; o sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações e o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações.

A abertura da 3ª Conferência contou com a participação da tenente coronel Sandra Alt, palestrante do evento, da presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Andrea Servignani; da vice-prefeita de Ivinhema Genilda Pieretti, da Delegada Daniela Nunes, do subcomandante do 8º BPM Major Toni de Oliveira, da Comandante do Corpo de Bombeiros Major Tatiane Dias Inoue, do coronel Flavio Katumi Nishikawa, da Juíza Jacqueline Machado, do presidente da Câmara Cido Pantanal, vereadores Quemuel Alencar, Robertinho Pereira, Newton Luiz de Oliveira e Valter Yasunaka, a presidente do Conselho da Mulher de Batayporã Cristiane Ramos e do Secretário de Finanças e Gestão de Nova Andradina, Arion Aislan.
A solenidade também foi prestigiada pelo comandante da PM de Ivinhema, tenente Adolfo Hoffman, as primeira-dama e Secretárias de Assistência Social Valéria Heloísa Chacaroski (Ivinhema), Maria Pastora (Batayporã), a Secretária de Assistencia Social de Bataguassu Giovana Bissoli e a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Ivinhema, Lindinalva Machado de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário