sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

8º BPM de Nova Andradina integra comitê intersetorial de política municipal para população em situação de rua


O 8º BPM de Nova Andradina, por meio do comandante do policiamento comunitário, Tenente Marcos, integra comitê que visa através da rede governamental e não governamental promover a garantia da atenção à população em situação de rua, principalmente nas áreas de saúde, habitação, trabalho, renda, educação e segurança pública.
No ano de 2018, foram realizadas reuniões mensais para discussão e direcionamento dos casos identificados no município. Foram ainda promovidas ações de abordagem socioeducativas e de mobilização da sociedade com o tema: População de Rua: Invisíveis, porém humanos!
O Comitê é composto elos dos seguintes segmentos: Poder Público Municipal, Polícia Militar, Esquadrão da Vida, Casa do Migrante, CIAT, CREAS, CRAS e CAPS. Apenas nesse ano foram atendidas pela rede, 262 pessoas em situação de rua que transitaram pelo município. Três foram encaminhados para tratamento no Esquadrão da Vida, de acordo com a responsável pelas atividades do comitê Fabiana Barbosa dos Santos que destaca o trabalho de todos os envolvidos nas ações humanizadas e de acolhimento.

A polícia militar é ator principal na gestão co participativa, pois atua diretamente com a população alvo diariamente, tendo em vista as denúncias recebidas onde figuram os moradores em situação de rua que por vezes provocam algum tipo de infração ou ainda nos casos em que a sociedade por desconhecimento ou preconceito querem que os policiais “resolvam” a situação daquela pessoa que se encontra em estado vulnerável. Há a ainda as ações de abordagem preventiva ao grupo, já que alguns usuários de drogas e traficantes se infiltram entre as pessoas em situação de rua, na tentativa de despistar a ação repressiva da Polícia Militar de Nova Andradina. Os policiais atuam ainda prestando apoio aos outros órgãos que compõem o comitê nas abordagens para identificação e levantamento das condições sociais de cada um, mantendo a segurança dos profissionais que atuam para mitigar essa condição em Nova Andradina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário