quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Naviraí: Taxa de homicídios diminuiu em mais de 50% este ano


De acordo com levantamento feito pela reportagem do MsVerdade sobre as mortes violentas no município de Naviraí,  destaque nas estatísticas para a diminuição acentuada em 2018, em comparação ao ano de 2017. Houve redução de mais de 50% no número de homicídios, culposo,doloso, na forma tentada e homicídio culposo no trânsito.
Entre 2017 e 2018, não há registro de feminicídio na cidade,conforme pesquisa feita durante a semana junto aos órgãos de segurança estaduais e municipais.  
Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a efetividade da Lei Maria da Penha (LMP) mostra que a iniciativa, criada em 2006, fez diminuir em cerca de 10% a taxa de homicídio contra as mulheres dentro das residências. O rigor da lei Maria da penha  tem refletido na cidade, somando à iniciativa das mulheres de representarem contra seus agressores.
Em 2017, Naviraí registrou 12 homicídios dolosos, sendo que neste ano ,de janeiro até terça-feira(18), o número representa a metade, ou seja, foram registrados 6 homicídios, já contabilizados os dois recentes.
Já no  campo do Homicídio Doloso na Forma Tentada(homicídio estará consumado com a ocorrência do resultado morte. Iniciada a execução, mas não ocorrendo, por circunstâncias alheias à vontade do agente o evento morte, o homicídio será tentado) os dados os quais o MsVerdade teve acesso durante a pesquisa apontam que em 2017 foram 21, e em 2018, até a última terça-feira(18) somam apenas 9, o que representa uma queda de mais de 50% em relação ao ano passado.
Além de Naviraí não ter tido registro policial de feminicídio, o Homicídio Culposo também ficou sem registro. Já  Homicídio Culposo no Trânsito, no ano de 2017 Naviraí registrou 5 mortes, contra 3 até a última terça-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário