sábado, 17 de maio de 2014

Através de professor ,IFMS propõe criação de Museu do Cerrado

                                         Professor Igor Vitorino
A EXPANSÃO da cana de açúcar no estado, atreladas às usinas sucroalcooleiras , tem impactado de forma visível  a biodiversidade sul-mato-grossense.

 Estruturado nesta lógica preocupante, o campus do IFMS de Nova Andradina, tendo a frente o professor Igor Vitorino e colaboração de inúmeros alunos, pais, COSUP e membros da sociedade local, estão encampando uma luta para que as autoridades políticas possam se sensibilizar e venham fazer parte da criação de um Museu do Cerrado, defendendo como local escolhido  o próprio campus do IFMS, haja visto que os mesmos já possuem experiências  reais na criação de museus ambientais.

Em 2012, segundo Igor Vitorino, já havia sido formulado um curso de licenciatura em ciências ambientais, porém o antigo reitor cerceou os “planos”, neste sentido.

Ainda segundo o professor  do IFMS, a Educação Ambiental nada mais é do que a própria educação, com  sua base teórica determinada historicamente e que tem como objetivo final melhorar a qualidade de vida e ambiental da coletividade e garantir a sua sustentabilidade.

Como base a Educação Ambiental, o “ Museu do Cerrado visaria despertar a consciência e o conhecimento sobre os aspectos físicos, bióticos e culturais do  Bioma Cerrado,ainda integrando o espaço físico do IFMS junto à sociedade”, de acordo com Claudio  Aparecido Silva, um dos colaboradores do projeto e membro do COSUP – Conselho Superior do IFMS.

Ressalte-se que a  pauta da proposta de criação já foi enviada a alguns parlamentares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário