quarta-feira, 28 de maio de 2014

Artesãs de Nova Andradina vão vender artigos regionais em três sedes da Copa

Grupo se organizou a partir de capacitação ofertada com apoio do Governo Municipal

As artesãs formadas no curso de Design em Artesanato à época poderiam não acreditar, mas o resultado ultrapassaria muitas fronteiras, incluindo as do Estado, com a exposição e comercialização de seus produtos em show-rooms de três cidades sedes da Copa do Mundo.

A capacitação foi ofertada no segundo semestre do ano passado pelo Governo Municipal em parceria com a Secretaria Executiva de Políticas para Mulher, Gerência Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Cultura e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

A princípio, após receberem o certificado de conclusão, a primeira vitória foi a criação do grupo “Ponto que Une”. Composta por 12 artesãs, a iniciativa, com o apoio da Prefeitura de Nova Andradina, deu continuidade aos trabalhos desenvolvidos na qualificação.

As atividades do grupo são realizadas no Centro de Atendimento à Mulher (CAM). “A Prefeitura nos dá um apoio muito importante. Sozinhas nós não íamos conseguir. A Prefeitura e a Assistência Social ajudam de mais a gente nesse ponto e na orientação, que também é muito boa”, detalhou a artesã Leila Passos.

Os produtos elaborados pelo “Ponto que Une” estarão expostos em shopping centers e aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A ação é desenvolvida pelo Sebrae e irá contemplar 18 instituições sul-mato-grossenses. A previsão é de que o projeto movimente, no mínimo, R$ 50 mil.

Os materiais foram enviados para as cidades sede da Copa do Mundo nesta semana. “É um trabalho belíssimo, todo feito à mão, e uma grande oportunidade para que nossas artesãs possam divulgar os seus produtos, conquistando mercados e levando o nome de Nova Andradina para outros lugares”, comentou o prefeito Roberto Hashioka.

As peças são todas feitas com as cores da bandeira, em barbante e crochê. “A gente fica muito feliz, pois através do nosso curso nós desenvolvemos esse trabalho. É muito gostoso se unir para trabalhar, é a maior felicidade do mundo, ainda mais sabendo que nosso trabalho será exposto lá fora”, acrescentou a artesã Celina Martinez.

Também integrante do “Ponto que Une”, Marcelina dos Santos reiterou o apoio da Prefeitura de Nova Andradina e ratificou. “O artesanato para mim é quase que a minha vida. Corro mesmo atrás, gosto, amo de paixão e luto muito por isso”, complementou a profissional.

                    Brasil Original

A divulgação do artesanato regional é o principal mote do projeto denominado “Brasil Original”. Além das três cidades que contarão com produtos de Nova Andradina, também haverá exposição de artistas sul-mato-grossenses nas cidades de Porto Alegre, Salvador, Natal e Ceará

O Sebrae ficará responsável por fazer o transporte das peças. Serão enviados 150 produtos por unidade produtora. Os materiais serão expostos em estandes que variam entre 200 e 400 metros quadrados.
Os turistas poderão encontrar produtos que vão desde roupas, bolsas até joias, bonecas e utilitários em cerâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário