quarta-feira, 28 de maio de 2014

Lixo urbano gera emprego e renda em Naviraí

       Aterro sanitário do município é referência em Mato Grosso do Sul
O lixo recolhido diariamente é um dos problemas mais críticos nas grandes, pequenas e médias cidades brasileiras. Mas em Naviraí, o material recolhido tem garantido emprego e renda a vários moradores da cidade. O município vem sendo referência no processamento do lixo recolhido, sendo um dos poucos que possuem um “Aterro Sanitário” em pleno funcionamento e licenciado em Mato Grosso do Sul. De acordo com o gerente de Meio Ambiente, Luiz Alberto Avila Jr, por dia são recolhidos mais de 40 toneladas de lixo na cidade. Ele explica que o material é dividido em duas etapas – a primeira com produtos recicláveis como: plástico, papel e metal e a segunda com material orgânico que é transformado em adubo.
Atualmente, segundo ele, a prefeitura de Naviraí mantem convênio com uma empresa, que controla o aterro sanitário empregando diretamente 39 pessoas. “Fora isso temos o material orgânico que é transformado em adubo onde distribuímos para os pequenos produtores da agricultura familiar”, explicou o gerente ao lembrar que o mesmo adubo é utilizado no viveiro da gerência e na jardinagem do município. “O adubo ganhará reforço com o material orgânico extraído da máquina de triturar galhos [recém-comprada pela prefeitura], que será incluso, ou seja, teremos um adubo mais rico”, observou.
O prefeito Léo Matos destaca que o Aterro Sanitário de Naviraí é modelo no Estado. “Estamos em uma situação favorável, pois temos um aterro sanitário com licença para operação. Isso significa que estamos um passo à frente dos demais quanto esta questão tão importante que é o meio ambiente, além de gerar emprego e renda”, salienta o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário