sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Naviraí: Trabalho da Polícia reduziu homicídios em 19% na cidade


Naviraí registrou em 2015 , uma redução de 19% no índice de homicídio, em relação ao ano de 2014, graças ao bom trabalho que tem sido efetuado, tanto pela Polícia Militar como também pela Polícia Civil.De acordo com  dados da SEJUSP, no ano de  2014 foram registrados 21 homicídios, contra 17 no ano passado, 2015.

Os números positivos são resultados das ações conjuntas desenvolvidas pela Policia Militar através de seu comando, e pela Polícia Civil da cidade. A PM , com o aumento de policiamento nas ruas, tem inibido relativamente, e portanto reduzido os crimes contra a vida no município, com a presença constante em locais de histórico deste gênero em alguns bairros da periferia e em regiões centrais, onde populares se reúnem aos fins de semana.

Soma-se ao trabalho da PM,  preventivo e ostensivo, o papel da Delegacia de polícia local, onde os agentes tem sido peças chaves na elucidação de crimes desta natureza, que na maioria dos casos conseguem elucidar rapidamente e chegar aos responsáveis, encaminhando-os ao Judiciário, que por sua vez aplica punições exemplares.

O trabalho de captura desempenhado principalmente pelos agentes do SIG(Seção de Investigação Geral) de Naviraí, também exerce um efeito psicológico, favorecendo o desestímulo no cometimento de crimes desta natureza.

Destes 38 assassinatos ocorridos nos dois anos anteriores, quase em sua totalidade foram em virtude do alto consumo de bebidas alcoólicas e uso de drogas, sendo que ,segundo levantamento feito pelo site MsRegional, a maioria incidiu sobre os horários das 10 da noite às 6 da manhã.

Quadro ainda é elevado

Embora tenha diminuído em Naviraí, os dados ainda são preocupantes(19.1),porém bem abaixo do índice nacional, que em  2015 ficou em pouco mais de 22.28  por 100 mil habitantes .A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que taxas acima de 10 por 100 mil habitantes configuram “nível de epidemia”.

Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, pondera que há um tripé base que atua para a queda no índice :
1) a união da população, criando mecanismos de aproximar a comunidade da polícia;
2) o aperfeiçoamento da investigação e da inteligência;
3) a maior integração entre as polícias Civil, Militar, Ministério Público, Judiciário e a períc
ia.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior índice de mortes por arma de fogo por habitantes. Essa média é obtida através da quantidade de homicídios em relação a cada 100 mil habitantes.
Confira a distribuição por região dos homicídios dolosos em território brasileiro:
Políticas públicas de segurança devem ser desenvolvidas para reduzir esses índices de homicídios que fazem do Brasil o país com o maior número de mortes com a utilização de arma de fogo por habitantes.
* Com informações da Polícia Civil do MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário