quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Saúde de Naviraí alerta sobre o risco de acidentes com animais peçonhentos


O setor de Controle de Vetores da prefeitura de Naviraí faz um alerta à população em relação aos cuidados com animais peçonhentos, especialmente durante o período de chuvas, já que escorpiões, aranhas, cobras e lagartas saem de seu habitat para se proteger das águas e costumam invadir as casas em busca de abrigo, aumentando as chances de acidentes envolvendo tais animais.
O processo de urbanização tem levado ao aumento da exposição a esses animais. O escorpião, por exemplo, se alimenta de baratas, portanto sobrevive em ambientes urbanos com facilidade. Além disso, o depósito e acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção junto às habitações podem servir de abrigo para os animais peçonhentos.
Com as chuvas, esses animais são obrigados a sair dos seus esconderijos e a procurar novos abrigos, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Assim, não é difícil encontrá-los nas proximidades das casas, jardins e parques.
Segundo o setor de controle de vetores é importante manter limpos os locais próximos a residências, calçadas, jardins, quintais, paióis e celeiros. Fazer o controle do número de roedores, pode evitar a aproximação de serpentes peçonhentas que deles se alimentam, além de adotar medidas preventivas quando realizar atividades de limpeza, deslocamento de móveis e outros objetos, pois serpentes, escorpiões e aranhas podem estar nas frestas, superfícies ou cantos. Examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las também é recomendável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário