terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Governo Municipal investe em tecnologia para potencializar aprendizado

Linguagem gráfica de programação visa estimular pensamento criativo em crianças da Rede Municipal de Ensino 

A Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semec), realizou a apresentação do projeto “O Uso do Scratch como Ferramenta no Desenvolvimento do Raciocínio Lógico”. A iniciativa é desenvolvida em nove escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) e contempla, nesta etapa, 123 alunos.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), Augusto Teixeira, o projeto visa o desenvolvimento de atividades educacionais com oficinas em todos os laboratórios das escolas da REME. “Esse é um projeto muito interessante e que nos foi trazido pelo prefeito Roberto Hashioka”, descreveu.

Conforme o educador, a proposta teve início no segundo semestre deste ano e é aplicada no contra turno escolar dos alunos. “O Scratch é uma nova linguagem gráfica de programação que possibilita a criação de histórias interativas, animações, simulações, jogos e música”, explicou.

Segundo o prefeito Roberto Hashioka, a iniciativa tem como foco o desenvolvimento do raciocínio lógico e a criação a partir de fatores relativos ao processo educacional. “Fico feliz em ver a efetivação do Scratch em nossa Rede Municipal, pois possibilita às crianças a qualificação e o acesso a essa linguagem de programação”, salientou o gestor.

Na ocasião, o chefe do Executivo de Nova Andradina relembrou já ações desenvolvidas com foco na tecnologia e inovação. “No passado, quando prefeito por duas oportunidades, tínhamos essa visão e implantamos o Cemid, o Centro Municipal de Inclusão Digital, quando ainda pouco se falava em tecnologia”, disse.

O gestor também reiterou à secretária de Educação, Cultura e Esporte, Nair Aparecida Lorencini Russo, e ao presidente da Câmara, vereador Newton Luiz de Oliveira, investimentos para a otimização das unidades de ensino. “Não haverá economia em educação. Onde ocorrer a necessidade de melhorias iremos fazê-las”, pontuou.

Hashioka destacou, ainda, a implantação das lousas digitais na REME – previstas para março de 2014 – e ações em prol do Parque de Tecnologia e Inovação. “A partir da efetivação deste pólo, iremos consolidar Nova Andradina como centro estudantil e empresarial, pavimentando o progresso para todo o Vale do Ivinhema”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário