terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Município foi contemplado com caminhão-caçamba do PAC 2

Município foi contemplado com caminhão-caçamba do PAC 2
O Governo Federal entregou nesta segunda-feira (16) mais 35 equipamentos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) a municípios sul-mato-grossenses. Nesta etapa foram investidos R$ 11 milhões na compra de 25 motoniveladoras e 10 caminhões-caçamba.

De acordo com o prefeito Roberto Hashioka, a iniciativa foi viabilizada pelo senador Delcídio do Amaral junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Estes investimentos trarão melhorias para aproximadamente 94 mil pessoas que moram na área rural de nosso Estado”, citou o chefe do Executivo.Segundo o gestor, Nova Andradina foi contemplada com um caminhão-caçamba. “Com este veículo poderemos reforçar nossas ações e garantir melhores estradas para interligar o campo à cidade, proporcionando segurança, conforto e condições para que os produtores, principalmente da agricultura familiar, transportem seus produtos”, frisou Hashioka.

Conforme o delegado federal do MDA no Estado, João Grandão, a doação das 35 máquinas foi realizada em parceria com a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). A previsão é de que até o fim das entregas – previstas para abril de 2014 – o Governo Federal tenha investido mais R$ 21,2 milhões no setor.

O senador Delcídio do Amaral pontuou que neste ano já foram entregues 74 retroescavadeiras e 36 motoniveladoras aos municípios do Estado. “Agora são mais 25 motoniveladoras, perfazendo um total de 61, mais os 10 caminhões-caçamba, que nessa primeira leva vão ser entregues no Vale do Ivinhema”, afirmou.

A região abrange uma área de 29.627,90 Km² e é composta por dez municípios: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e Santa Rita do Pardo. A população total é de 143.895 habitantes, dos quais 35.597 vivem na área rural.

“Essa história começou com uma emenda de bancada que apresentei junto com o senador Moka [Waldemir Moka] ao Orçamento da União. Depois, com o João Grandão e o Celso Cestari [superintendente do Incra], começamos a costurar junto ao MDA a chegada de novos equipamentos para as prefeituras”, complementou o parlamentar.

Delcídio acrescentou que “dentro desse processo, algumas prefeituras ficaram de fora e o objetivo era que cada município tivesse pelo menos uma máquina para atender suas necessidades, principalmente no que se refere à agricultura familiar”. “Hoje estamos cumprindo o nosso compromisso e eu posso afirmar que não haverá nenhum município sem equipamentos”, garantiu o senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário