segunda-feira, 9 de junho de 2014

Nova Andradina capacita equipes de redes de atendimento

Capacitação foi ministrada pela Gerência da Proteção Social Especial

A Prefeitura de Nova Andradina e a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), através da Gerência da Proteção Social Especial, realizaram capacitação para as equipes de atendimento de alta complexidade e de redes de atendimento.

A qualificação abordou o reordenamento dos serviços de acolhimento institucional, visando aprimorar as competências e responsabilidades dos órgãos governamentais e não governamentais na gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

A iniciativa também consiste em um processo gradativo que envolve a gestão estadual, municipal e as unidades de serviços e usuários da assistência social, com o objetivo de qualificar a rede de alta complexidade existente e adequá-las às normativas vigentes.

Entre as adaptações está a regulamentação e adequação à capacidade existente à demanda, definição dos padrões de qualidade no atendimento e indicadores de excelência nas atribuições dos gestores municipais e estaduais, bem como das instituições executoras parceiras.

O fortalecimento da gestão, o co-financiamento e aplicação de recursos para prestação dos serviços e o aprimoramento das competências e responsabilidades dos órgãos governamentais e não governamentais na gestão do SUAS também integram as adequações das normativas em vigor.

“O maior desafio que estamos enfrentando hoje é articular com outras políticas instersetoriais, bem como definir responsabilidades dessas políticas que exigem maior envolvimento de toda a sociedade”, analisou Débora Fernandes Barbosa Silva, gerente da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade.

Atualmente, existem em Nova Andradina quatro unidades de acolhimento: Lar Sagrado Coração de Jesus (Serviço de Acolhimento para Pessoa Idosa), Casa do Migrante (Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua e/ou Trânsito), Lar Alternativo São José (Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes) e Comunidade Católica Betel “Projeto Vida Plena” (Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário